Indicadores de desempenho jurídico

de de

Os indicadores de desempenho para o segmento jurídico constituem uma valorosa ferramenta para monitorar, auxiliar na tomada de decisões, orientar iniciativas de redução de custos e aumentar a eficiência de seu departamento ou escritório.

A imensa maioria das empresas de grande porte utilizam indicadores relacionados ao departamento jurídico, que vão de relatórios e planilhas de controles, até a definição de metas de eficiência (qualitativos e quantitativos).

A escolha e implementação destes indicadores de desempenho, para que sejam adequados, é um dos maiores desafios para os gestores.

Os critérios mais utilizados em planilhas e controles para medir escritórios terceirizados ou os próprios colaboradores são o controles de processo, cumprimento de prazos, o êxito ou a perda em processos, a carteira de processos conduzidos, a celeridade em contratos, o resultado de pareceres, e ainda os planos e os ganhos específicos.

Mas, apesar desta razoável quantidade de indicadores, ainda existe uma pergunta que não quer calar: Mas, como controlar tudo isto se o departamento jurídico não tem os controles necessários?

Um Sistema Jurídico ou Software Jurídico, configurado e adaptado ás necessidades dos gestores e aos anseios de seus colaboradores é, em parte considerável, a resposta para essa questão.

É dele que se torna possível a extração de dados confiáveis para a elaboração das planilhas, relatórios e gráficos, tão cobiçados no momento da geração e avaliação do ponto focal deste texto, os Indicadores de Desempenho.

O Sistema Jurídico iiLex traz uma lista enorme de benefícios, que o catapultam nesta corrida pela escolha do Software Jurídico ideal.

Simples, usual e com funcionalidades ímpares, o iiLex Jurídico é totalmente personalizável, permitindo a configuração de fichas e formulários processuais conforme a necessidade específica de cada cliente.

Dados processuais, suas partes, cadastro de pedidos, bloqueios e garantias, controle de prazos e compromissos, atualizações dos valores de causa, contingência e risco.

Estes são alguns exemplos de controles que o Sistema Jurídico iiLex permite e disponibiliza aos seus administradores, possibilitando realmente um planejamento estratégico.

Ser estratégico, vai além de um Software Jurídico adequado ou os Indicadores de Desempenho, estes são ferramentas, um bom início para começarmos a atingir grandes resultados, mas sem saber usá-las, de nada adianta tê-las, pois conforme as palavras de Abraham Lincoln – “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”.

Pense na sua empresa ou no seu escritório, seus controles, seu Sistema Jurídico, seu Software Jurídico, sua forma de buscar, armazenar, ler e tratar as informações.

VOLTAR