Quando a terceirização de escritórios é um bom negócio?

de de

A terceirização pode trazer redução de custos e ser muito lucrativa para determinadas empresas, mas possui pontos negativos.

Usar o serviço de uma terceirizada ainda gera muitas divergências entre os contratantes. Enquanto alguns acreditam na redução de custos e melhoria do serviço, outros citam a falta de qualidade, perda de controle, alta rotatividade de funcionários e possíveis problemas em repasse de salários e outros benefícios por parte da empresa terceirizada.

O escritório de advocacia pode usar o serviço de funcionários terceirizados para aumentar o fluxo de trabalho na implantação de serviços de informática, como a implantação e manutenção de um software jurídico. É um ótimo exemplo de terceirização que pode auxiliar os funcionários a terem maior controle do seu fluxo de trabalho e agilizar a identificação de processos, documentações e referências.

O uso da terceirizada ainda é interessante para o trabalho de buscar e entregar documentação, atendimento comercial, recursos humanos, contabilidade e serviços gerais. Para essas atividades é possível deixar o controledas atividades diárias com as empresas contratadas e apenas ter a gestão final do andamento das demandas.

Para funções que antes demandavam muito tempo e energia, como o arquivamento de documentação e processos. Hoje é possível digitalizar a causa judicial e ter o controle através de sistemas que ajudam no fluxo de trabalho.

Muitas empresas acreditam que não tem a menor responsabilidade pelas condições de trabalho desses funcionários e se a terceirizada cumpre todos os direitos trabalhistas. É importante manter funcionários, mesmo terceirizados, com a situação regular. Um funcionário motivado pode ajudar na gestão.

De acordo com a CUT (Central Única dos Trabalhadores) afirma que os trabalhadores de empresas terceirizadas recebem 25% menos em salários e trabalham cerca de 3 horas a mais que outros empregados e ficam menos tempo na empresa, o que seria metade do tempo em comparação com os outros funcionários.

Vantagens em ter funcionários terceirizados

No momento da contratação de um profissional é muito importante pensar se vai valer a pena e se o custo em ter um funcionário registrado realmente é necessário. Para muitos casos a terceirização é mais simples e com valor mais em conta, sem que dificulte a gestão. Veja em quais caos a terceirização é vantajosa.

  • Se sua empresa precisa de um serviço frequente, mas não há a necessidade de manter um funcionário diariamente para aquela demanda;
  • Precisa de sistema de informação para controlar o fluxo de trabalho ou software jurídico, mas após a implantação do sistema não teria mais utilidade para o funcionário;
  • Precisa reduzir a folha de pagamento e não teria como arcar com custo de férias, previdência, 13° salário, dentre outros direitos. Isso pode representar um aumento de custos para a empresa;
  • Não possui espaço físico para acomodar os funcionários de forma confortável;

Esses são fatores que podem justificar a contratação de um profissional terceirizado. O escritório de advocacia precisa avaliar a necessidade de manter um profissional ou ter a gestão, controle sem a contratação por regime de carteira assinada (CLT).

VOLTAR