Administrar a equipe de um escritório de advocacia é um desafio que exige planejamento e foco em inovação. Diante desse cenário, é necessário ter uma visão estratégica sobre o futuro da gestão jurídica.
Ou seja, sobre as tendências que norteiam os trabalhos dos advogados atualmente e nos próximos anos. Por isso, nunca foi tão relevante ter um conhecimento profundo sobre o impacto da transformação digital no meio jurídico.
Neste artigo, vamos destacar como a evolução tecnológica está modificando o trabalho dos advogados e proporcionando mais condições de aliar produtividade com serviços de alto nível. Confira!
Mudança na forma de acompanhar os processos
A evolução tecnológica transformou a maneira como os advogados podem acompanhar um processo. Antigamente, era comum executar essa atividade de maneira manual, visitando os sites dos tribunais e atualizando planilhas no Excel.
Agora, isso ficou muito mais simples com o uso de um software jurídico. Essa ferramenta possibilita localizar um processo judicial com extrema rapidez e praticidade.
Sem dúvida, é um fator que proporciona um aumento considerável na produtividade. O motivo é que o monitoramento dos processos deixa de ser feito manualmente, evitando o grande desperdício de tempo.
Com um bom sistema de gestão jurídica, os profissionais de Direito deixam de perder horas com buscas minuciosas e podem se dedicar às atividades mais importantes e estratégicas.
Foco na implementação de tecnologias
A automação jurídica se tornou realidade com a transformação digital. Uma prova disso é o uso de soluções para automatizar os processos internos e impulsionar a colaboração entre os membros.
À medida que as atividades rotineiras passam a ser feitas de forma automática, mais fácil é administrar o fluxo dos trabalhos. E isso colabora significativamente para os advogados estarem menos sujeitos a cometer falhas relativas à perda de prazo para, por exemplo, entrar com um recurso judicial.
Outra tecnologia para escritórios de advocacia que está alcançando bons resultados é o big data. Ele consiste no emprego de dados para analisar com precisão um determinado tema (decisões judiciais relativas a infrações ambientais em uma região).
Mentalidade
Ao pensar com cuidado no futuro da gestão jurídica, é possível identificar a relevância do big data. Afinal, ele é capaz de executar análises preditivas que ajudam a adotar corretamente a jurimetria. Esta disciplina é responsável por unir Direito e Estatística, por meio de dados e algoritmos que preveem decisões judiciais e o andamento dos processos.
Sem dúvida, essa é uma prova de como a transformação digital está impactando positivamente no mundo jurídico. E uma das razões desse fenômeno contempla o uso estratégico de ferramentas para advogados que contribuem para gerar uma vantagem competitiva.
Por outro lado, aproveitar as potencialidades do futuro da gestão jurídica exige também uma mudança de mentalidade. Em outras palavras, é preciso que os profissionais tenham um bom engajamento na adoção de soluções tecnológicas para advogados.
Maior envolvimento com as inovações
Realmente, o setor de software para escritórios de advocacia tem crescido de maneira significativa nos últimos anos graças ao surgimento de diversas ferramentas tecnológicas.
Uma delas são os contratos inteligentes, que consistem em programas de computador capazes de registrar e executar automaticamente o conteúdo de um contrato quando determinadas regras são estabelecidas.
Os contratos inteligentes usam o blockchain, tecnologia responsável por impedir que esses documentos sejam alterados. Dessa forma, reduz bastante as chances de fraude ou manipulação, garantindo mais integridade e legalidade aos acordos.
Também merece uma atenção especial os softwares de gestão de contratos. Essas ferramentas viabilizam centralizar e automatizar os processos que abrangem o ciclo de vida dos contratos. Isso envolve diversas etapas (criação, negociação, execução e renovação).
Um bom software de gestão para advogados pode contar com vários recursos de ponta. Dessa forma, permite armazenar com segurança documentos, controlar versões de contratos, criar fluxos de trabalhos com automação, emitir alertas de vencimento e viabilizar a análise de informações contratuais.
Inteligência artificial e machine learning
É inquestionável que o futuro da gestão jurídica também tem uma relação direta com a inteligência artificial e o machine learning. Essas duas tecnologias são responsáveis atualmente por automatizar e aprimorar diversos processos (análises de decisões judiciais, revisões contratuais etc.).
Isso acontece em razão de essas tecnologias analisarem um grande volume de dados em questão de segundos. Assim, são capazes de identificar padrões e termos-chave que ajudam os advogados a trabalharem de maneira mais assertiva e eficiente.
Com certeza, a inteligência artificial e o machine learning mostram como a inovação está presente no mundo jurídico. Além disso, evidenciam como o uso de software de gestão para advogados é uma alternativa extremamente valiosa para aumentar a produtividade.
Tendências ligadas ao futuro da gestão jurídica
Adotar soluções inovadoras deixou de ser um luxo para os escritórios de advocacia e se tornou uma questão de sobrevivência. Essa mudança acontece porque novas tendências surgiram no universo jurídico com a transformação digital.
Uma delas contempla o foco na melhoria contínua no atendimento ao cliente. Atualmente, os escritórios precisam se empenhar ao máximo para disponibilizar comunicações atualizadas e transparentes sobre o acompanhamento de um processo. Do contrário, não serão capazes de oferecer uma boa experiência ao público-alvo.
Esse fenômeno é resultado da consolidação do segmento de software para administração jurídica. Hoje, existem sistemas para gerenciar processos jurídicos que disponibilizam recursos de comunicação capazes de disponibilizar aos clientes informações em tempo real sobre os processos.
Com certeza, isso proporciona um relacionamento mais transparente e sólido entre advogados e clientes. Não é à toa que muitos escritórios de advocacia buscam investir em Tecnologia da Informação para aprimorar os serviços.
Trabalho remoto e cibersegurança
Não há dúvidas de que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) criou um cenário favorável para a consolidação do trabalho remoto. E não levar isso em consideração é uma falha grave para qualquer gestor.
Afinal, o uso de recursos digitais (videoconferências, documentos online, entre outros) permitem acompanhar processos e executar diversas tarefas, sem a necessidade de trabalhar no escritório.
Por outro lado, isso também exige dos escritórios de advocacia um maior cuidado com a cibersegurança. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as organizações precisam ter um extremo cuidado com as informações dos clientes para não serem penalizadas.
Por isso, é tão importante contar com ferramentas tecnológicas e procedimentos que minimizem os riscos de um escritório de advocacia sofrer um ataque cibernético.
Se está em busca de mais informações sobre o futuro da gestão jurídica, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Estamos à disposição para te ajudar a investir em tecnologia de forma inteligente.